Coleta Seletiva

O programa municipal de coleta seletiva foi implantado no ano de 2009 por um contrato gerido pelo SAAEJ. Desde então a coleta tem sido realizada de segunda a sábado, inclusive feriados, sem deixar de coletar um dia sequer desde sua implantação. Mensalmente são coletadas cerca de 40 toneladas de material reciclável.

A coleta porta e a porta abrange todo o município de Jaboticabal, inclusive Córrego Rico e Lusitânia, passando uma vez por semana em cada setor conforme a imagem abaixo. Diariamente, os materiais como plástico, metal, papel e vidro são coletados, pesados e doados a Associação de Reciclagem de Jaboticabal, uma associação independente que separa os recicláveis por tipologia e vende estes materiais para recicladores, gerando renda para as famílias dos integrantes. Outro material coletado é o óleo de cozinha usado, que além de ser altamente reciclável, se jogado diretamente na pia ou no solo causa grandes danos ao meio ambiente

Clique para ampliar a imagem

Central de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A CGIRS é uma unidade municipal localizada em área rural e que, sob a tutela do SAAEJ, recebe, gerencia e é destinação final de praticamente todos os resíduos gerados no município, sejam eles gerados em repartições públicas, residências privadas, serviços de limpeza pública e até mesmo alguns resíduos gerados na indústria. Conta com uma área de 146.304,18 m² e conta com aterro sanitário, aterro de inertes e área para beneficiamento de entulho e massa verde.

Aterro sanitário

O aterro sanitário ocupa uma área de aproximadamente 109.000 m². Esta unidade conta com a tecnologia viável mais recomendada para a realidade do município e segue todas as normais ambientais exigidas pela CETESB. Em 2007 o Aterro Sanitário obteve nota 8,4, sendo considerado um dos melhores da região, e foi gradativamente melhorando até atingir a nota 10 em 2015, e mantém este excelente histórico de desempenho nos indicadores da agência estadual por 9 anos consecutivos, até os dias de hoje (CESTEB, 2023).

A tecnologia de Aterros Sanitários apresenta como grande diferencial a obtenção de licenças ambientais de operação, o controle dos resíduos descartados com registro de tipologia e peso, a proteção do solo com uma lona plástica – geomembrana, construção de um sistema de drenagem de gases e líquidos, cobertura diária dos resíduos para afastar animais e evitar odor, e bombeamento e destinação correta do chorume gerado.

 

Resíduos domiciliares

Os resíduos domiciliares encaminhados ao Aterro Sanitário são aqueles que geramos nas atividades domésticas do dia a dia e que não possuem potencial para reciclagem. Restos de alimentos, varrição interna e externa, papel higiênico, embalagens contaminadas com gordura são exemplos de resíduos aterrados em aterro sanitário. Resíduos de limpeza pública como varrição de ruas, praças e feiras também são dispostos no aterro sanitário pela caracterização semelhante. Cerca de 1.500 toneladas de resíduos domiciliares são aterradas mensalmente no aterro de Jaboticabal.

Areia de fundição

O único resíduo de origem industrial autorizado pela CETESB para destinação Aterro Sanitário de Jaboticabal é a área de fundição livre de componentes perigosos. Este resíduo é gerado no processo de fundição de metais e pode conter elementos perigosos em sua composição a depender dos processos de fundição e materiais utilizados. Este resíduo deve ser analisado em laboratórios credenciados para comprovar a ausência de contaminantes perigosos para ser destinado ao aterro.

Aterro de Inertes

Os resíduos inertes são qualificados desta forma pois, mesmo que em contato com água não liberam substâncias potencialmente poluentes ao meio ambiente. O aterro para resíduos inertes não necessita da instalação de proteção do solo com manta de PEAD (geomembrana) como nos aterros sanitários, uma vez que o resíduo passa por triagem e somente resíduos que não contaminam o solo são aterrados neste local. No Aterro de Inertes de Jaboticabal são recebidos e gerenciados cerca de 2.600 ton de resíduos todos os meses.

Entulho

O entulho recebido no CGIRS, em sua maior parte, são resíduos resultantes de obras e reformas de construção civil. Materiais como concreto, blocos, gesso, telhas, madeira, conduítes, vergalhões, etc, são recebidos e gerenciados conforme a tecnologia mais nobre disponível nesta unidade.

Muitos materiais recicláveis podem ser retirados na triagem e encaminhados para reciclagem, madeiras também são separadas e poderão ser reaproveitadas como combustível de caldeiras ou olarias, e resíduos como areia e concreto são peneirados e as granulometrias mais finas são aproveitados para reformas nas vias de acesso e cobertura diária dos resíduos domiciliares. O restante do entulho que não foi reaproveitado para fins mais nobres é depositado no aterro de inertes.

Triagem do entulho

Peneiramento

Processamento de Massa Verde

Toda matéria vegetal gerada em roçadas, podas e cortes são processadas em um Picador Florestal. Este equipamento tritura as folhas e galhos em pequenos cavacos, desta forma este material orgânico pode ser incorporado ao solo como adubo ou compostagem. Por volta de 400 toneladas de Massa Verde são trituradas mensalmente.

SAAEJ

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal, é uma Autarquia pertencente ao município, cuja gestão é independente.
CNPJ: 46.712.907/0001-84

Tel: 0800-77-199-01 | 3209-9900
Whatsapp: (16) 99644-6118

Horário de funcionamento das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Posto de Atendimento:
Av. Treze de Maio, 188
Centro – CEP: 14870-160
Jaboticabal-SP

Correspondências:
R. Jornalista Cláudio Luis Berchielli, 345
Jd. Santa Mônica – CEP: 14871-570
Jaboticabal-SP