O aterro sanitário ocupa uma área de aproximadamente 109.000 m². Esta unidade conta com a tecnologia viável mais recomendada para a realidade do município e segue todas as normais ambientais exigidas pela CETESB. Em 2007 o Aterro Sanitário obteve nota 8,4, sendo considerado um dos melhores da região, e foi gradativamente melhorando até atingir a nota 10 em 2015, e mantém este excelente histórico de desempenho nos indicadores da agência estadual por 9 anos consecutivos, até os dias de hoje (CESTEB, 2023).
A tecnologia de Aterros Sanitários apresenta como grande diferencial a obtenção de licenças ambientais de operação, o controle dos resíduos descartados com registro de tipologia e peso, a proteção do solo com uma lona plástica – geomembrana, construção de um sistema de drenagem de gases e líquidos, cobertura diária dos resíduos para afastar animais e evitar odor, e bombeamento e destinação correta do chorume gerado.
-
-
Balança rodoviária
-
-
Geomembrana
-
-
Drenos de gás e chroume
-
-
Cobertura dos resíduos
-
-
Cobertura dos resíduos
-
-
Bombeamento de chorume
Resíduos domiciliares
Os resíduos domiciliares encaminhados ao Aterro Sanitário são aqueles que geramos nas atividades domésticas do dia a dia e que não possuem potencial para reciclagem. Restos de alimentos, varrição interna e externa, papel higiênico, embalagens contaminadas com gordura são exemplos de resíduos aterrados em aterro sanitário. Resíduos de limpeza pública como varrição de ruas, praças e feiras também são dispostos no aterro sanitário pela caracterização semelhante. Cerca de 1.500 toneladas de resíduos domiciliares são aterradas mensalmente no aterro de Jaboticabal.
Areia de fundição
O único resíduo de origem industrial autorizado pela CETESB para destinação Aterro Sanitário de Jaboticabal é a área de fundição livre de componentes perigosos. Este resíduo é gerado no processo de fundição de metais e pode conter elementos perigosos em sua composição a depender dos processos de fundição e materiais utilizados. Este resíduo deve ser analisado em laboratórios credenciados para comprovar a ausência de contaminantes perigosos para ser destinado ao aterro.