Meio Ambiente

 

O Saaej também é uma empresa ambiental, porque saneamento está diretamente ligado à preservação. É impossível garantir o abastecimento das cidades, se nós não cuidarmos da preservação dos recursos hídricos. Entre outras práticas, a preservação se dá com a manutenção das matas ciliares, seu reflorestamento, além do uso racional da água.

 

Reflorestando as Nascentes

O Saaej é um dos parceiros do Projeto de Educação e Recuperação Ambiental "Reflorestando as Nascentes". A realização, iniciada em setembro de 2005, já contabiliza o plantio de 77.363  mudas nativas e frutíferas em 74 etapas. Iniciativa privada e poder público são parceiros na realização, que visa à educação ambiental e também à recuperação de Áreas de Preservação Permanente.

A grande preocupação do Saaej é a manutenção dos recursos hídricos, visto que Jaboticabal tem 70% de seu abastecimento originado em águas superficiais. No médio e longo prazo, pretende-se o aumento do volume e a melhoria da qualidade da água, além de benefícios à biodiversidade.

 


Parceiros

Saaej, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Polícia Ambiental, Prefeitura de Jaboticabal, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Jaboticabal, Coplana, Coopecredi, Socicana, Sindicato Rural de Jaboticabal, Usinas São Martinho, Santa Adélia, Raízen, Rotary Club, Lions Club, Jabotur, JHC,  Oxiquímica, Refrigerantes Jaboti, Unesp - Campus de Jaboticabal, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Neomarc Comunicação.

O projeto conta com um estudo elaborado junto a Unesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), campus de Jaboticabal, com dados inéditos sobre a topografia do município, localização de nascentes, córregos e rios, APPs (Áreas de Preservação Permanente), uso e ocupação do solo.

Reúso da água - o exemplo da escola pública

Dentro de sua política de atuação como empresa ambiental, o Saaej apoiou a iniciativa da Escola Paulo Freire, para o reúso da água.  Nesta escola, Direção, professores e alunos  têm uma preocupação ambiental, discutida em sala de aula e levada para a prática.

 


O projeto conta com o acompanhamento técnico do Saaej e promove o reaproveitamento da água do bebedouro. Com ferramentas simples, o sistema de baixo custo realiza um tipo de tratamento que permite o reúso da água para irrigação e limpeza do pátio e janelas.

Além da economia de água, a iniciativa estimula os estudantes para uma postura mais sustentável, nos ambientes escolar e familiar.

 

Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar

A Cetesb, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, inaugurou, em maio de 2011, a Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar de Jaboticabal, uma parceria entre a Companhia, Saaej e Prefeitura.

Com a estação, é possível identificar a concentração de partículas inaláveis prejudiciais à saúde. O aparelho foi instalado na ETA - Estação de Tratamento de Água, por sua localização estratégica, onde há grande fluxo de ventos.

A Estação conta com um aparelho, o Amostrador de Partículas Inaláveis - MP 10, que retira as partículas mais grossas e, em um filtro, retém as partículas mais finas, como ocorre no sistema respiratório.

Periodicamente, os dados são encaminhados a São Paulo para análise. Os resultados são publicados nos sites - www.cetesb.sp.gov.br e www.saaej.sp.gov.br.

Quando o nível de poluentes no ar trouxer algum risco à saúde da população, a Cetesb irá avaliar medidas para reverter o quadro. Normalmente, os períodos secos são de estado de atenção, devido à queimada da cana, queimadas urbanas, concentração de poluentes de veículos  automotores ou atividade anormal de indústria.  

 

produzido por Neomarc